A 4ª edição do Festival terá como tema principal a Itália. E Santa Teresa, berço da colonização italiana no Brasil receberá também Chefs renomados e uma programação que irá movimentar a cidade entre os dias 1 e 23 de Abril.

Nesta edição, o festival começa a partir do dia 1° de abril com os estabelecimentos participantes que estarão oferecendo em seu cardápio os pratos preparados para o evento. Serão realizadas de 20 a 23 de abril, na praça Augusto Ruschi, as atrações culturais e aulas shows em uma grande tenda com cozinha-conceito oferecida pela Fiori Laticínios. Os visitantes também poderão apreciar o novo espaço gastronômico com foodtrucks, foodbikes e cervejas artesanais.

Produtores do pé da Serra (Vale do Canaã),estarão fazendo açúcar mascavo, melado de cana e fubá no moinho de pedra e os produtores de uva promoverão a pisa da uva na praça Augusto Ruschi, na quinta-feira (20), as nonas da melhor idade estarão fazendo pratos tradicionais como tortei, inhoque e risoto de frango caipira.

O Festival Gastronômico Santa Teresa Gourmet, conta este ano com 40 empreendimentos participantes do evento. “Tendo como referencia o festival de Tiradentes MG que é o maior do Brasil, o Santa Teresa Gourmet já está entre os mais importantes festivais de rua do país, a expectativa é de movimentar 5 milhões durante o festival”. Garantiu Eduardo do Instituto Panela de Barro.

Este ano capitaneada pela secretaria de Turismo e Cultura, também são parceiras do evento as secretarias de Ação Social e a secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico. Além dos donos de restaurantes, padarias, café, e lanchonetes o Santa Teresa Gourmet envolve donos de cantinas, pousadas e hotéis e produtores do agronegócio. No último ano foram inaugurados 10 restaurantes em Santa Teresa, consolidando a Doce Terra dos Colibris como um centro Gastronômico do estado. Os restaurantes oferecem desde pratos tradicionais como Tortei de Abóbora, Galinha caipira com polenta a pratos mais contemporâneos e elaborados como Camarão à Provença, camarão rosa grelhado com moquequinha de camarões pequenos e farofa de pistache ao musseline de aipim ou Padrino hoque de banana da terra sem glútem , pancetta suína braseada com tomate pelato, crispy de couve e farofa de bacon.

Buon Appetito.