A tradicional Festa de Santo Antônio, na comunidade de Santo Antônio do Canaã (Patrimônio), na Paróquia de Santa Teresa, região serrana do Estado, se encerra nesta terça-feira, dia 13 de junho, com uma missa, realizada na igreja de Santo Antônio, às 19 horas. A celebração será presidida pelo pároco de Santa Teresa, Frei Iduíno Poubel de Moraes.

Durante os 13 dias de festejos, 4,5 mil fiéis passaram pela comunidade, segundo os organizadores. Este ano, a missa festiva do domingo teve um momento muito especial, com a presença  da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que fez aflorar ainda mais a fé da comunidade, visitando o setor 5 da paróquia de Santa Teresa.

A imagem foi recebida por cerca de 2 mil fiéis e pela banda de música do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na noite de sábado.  Também fazem parte do setor 5 as comunidades de: São João Batista, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Penha, Santo Hilário, Santa Bárbara, São Sebastião e Nossa Senhora Aparecida.

A banda de música do Exército também fez a Alvorada festiva às 5 horas de domingo e participou da procissão, após a missa no mesmo dia.

Desde 1995, ano em que se comemorou os 800 anos do nascimento de Santo Antônio, a comunidade celebra  13 missas, com a participação de outras comunidades  e de padres convidados, do dia 1º ao dia 13 de junho, Dia de Santo Antônio. Segundo os organizadores, durante a trezena e os demais festejos, cerca de 4,5 mil fiéis passaram pela comunidade.

Durante a celebração, é cantado o Si Quaeris, o responso de Santo Antônio em latim, uma tradição aprendida pelos moradores dentro da igreja. Após a missa, é distribuído o pãozinho de Santo Antônio.