Dudu, Lupa, Jessé e Bruno: feras das cordas e do sopro para encher Santa Teresa de sons

Pode acreditar quando disserem que o Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa reúne a nata da música instrumental do país. Nesta 6ª edição o evento recebe os trompetistas Jessé Sadoc e Bruno Santos, o  baixista Dudu Lima e o violonista/saxofonista Lupa Santiago.

Lupa, que também é compositor, se apresenta na sexta feira (02 de junho) à noite, na abertura do festival. Nascido em São Paulo, o músico tem enorme prestígio nacional e internacional no universo do jazz. Já gravou e se apresentou em turnês nos EUA, América do Sul e Europa com nomes como David Binney, John Escreet,Jerry Bergonzi, Bill Pierce, Jaleel Shaw, Dave Liebman, Ronan Guilfoyle, Jarmo Savolainen além de brasileiros como Roberto Menescal, Daniel D’Alcântara,  Helio Alves, Nelson Faria, Sizão Machado, Vinicius Dorin, Edu Ribeiro, Rogério Bocato, Nenê, Cuca Teixeira.

Tem 17 albuns gravados, já foi indicado ao Grammy Latino e é presença constante nos principais festivais de jazz do país. Se formou na Berklee College Of Music, atua na Faculdade Souza Lima/SP e já foi eleito duas vezes para a diretoria da International Association of Schools of Jazz. É autor de três livros sobre música e ainda tem pique para trabalhar como diretor artístico e apresentar programa de jazz em rádio.

Não menos brilhante é o baixista e compositor mineiro Dudu Lima, que faz ao lado do conterrâneo e gênio do Clube da Esquina Toninho Horta,  o show na sequência da noite de abertura do festival. Considerado um dos maiores baixistas do país em atividade, Dudu em 2015 assinou o álbum “Tamareando” com ninguém mais ninguém menos que Milton Nascimento. E, acompanhado de seu trio, tocou com o lendário guitarrista norte – americano Stanley Jordan.

E tem a turma do sopro. E que turma! Jessé Sadoc, que herdou de seu pai o nome e o virtuosismo no trompete, toca na tarde de sábado (03 de junho) ao lado do espetacular Guinga. Jessé é um dos músicos mais requisitados por gigantes da MPB. Além do próprio Guinga, Jessé já gravou e fez arranjos para Ivan Lins, Marcos Valle e Ed Motta (outra atração do festival). Já foi membro da Orquesta Sinfônica Brasileira e desde 1994 está está na Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Outro trompetista de 1ª linha no casting do Festival é Bruno Santos. Também compositor e arranjador, é um dos idealizadores do grupo Brasilidade Geral e vai abrir a programação de domingo no palco principal.

Bruno já se apresentou e gravou com artistas de projeção nacional e internacional, como João Bosco, Ivan Lins, Filippa Giordano, Carlos Rivera, Jorge Vercillo, Simone, João Donato, Djavan, Rosa Passos, Alma Thomas, Leny Andrade, Bibi Ferreira, Celso Fonseca, Zeca Pagodinho entre outros.  Também foi um dos arranjadores do especial de 50 anos da Globo.

Confira a programação completa do Festival

A 6ª edição Festival Internacional de Jazz e Bossa de Santa Teresa acontece de 02 a 04 de junho no Parque de Exposição localizado na sede do município. E além de atrações no Palco Principal, terá apresentação no Palco Fames, espaço dedicado ao trabalho dos artistas da Faculdade de Música do Espírito Santo.

A realização e organização é da Rota Eventos e Iamonde design e eventos.  Confira a programação completa do festival:

 

 

 

 

 

 

02/06 (sexta-feira)

19h00: ABERTURA DOS PORTÕES

 

PALCO FAMES

20h00 e 21h30: CORAL DE TROMBONES DA FAMES

23h00: CONGO JAZZ FAMES

 

PALCO PRINCIPAL

20h30: FAMES JAZZ BAND E NELSON FARIA

22h00: LUPA SANTIAGO ( BRA )

23h30: TONINHO HORTA E DUDU LIMA ( BRA )

01h00: DANNY VICENT BLUES BAND ( ARG )

 

—————————————————————–

 

03/06 (sábado)

11h00: ABERTURA DOS PORTÕES

 

PALCO FAMES

11h30 e 13h00: EDU MARTINS TRIO

 

PALCO PRINCIPAL

12h00: BRUNO SANTOS ( BRA )

13h30: GUINGA E JESSÉ SADOC ( BRA )

15h00: JAM SESSION JJ JACKSON ( USA )

16h00: ENCERRAMENTO

 

20h00: REABERTURA DOS PORTÕES

 

PALCO FAMES

21h30 e 23h00: FAMES MB TRIO

 

PALCO PRINCIPAL

20h30: CHICO CHAGAS ( BRA )

22h00: JJ JACKSON ( USA )

23h30: ED MOTTA ( BRA )

01h00: SAULO SIMONASSI ( BRA )

 

—————————————————————–

 

04/06 (domingo)

11h00: ABERTURA DOS PORTÕES

 

PALCO FAMES

12h00 e 14h00: FAMES DIXIELAND

 

PALCO PRINCIPAL

13h00: KATIA ROCHA ( BRA )

14h30: JOYCE MORENO ( BRA )

16h00: ENCERRAMENTO